Free Walking Tour em Montevidéu: nossa experiência

Como contamos no post Roteiro para 3 dias em Montevidéu, em nosso primeiro dia na cidade fizemos um Free Walking Tour.

Para quem nunca ouviu falar sobre isso, o Free Walking Tour é como uma excursão tradicional, mas feita a pé, percorrendo somente os principais pontos de uma região. A grande sacada é que ela, como diz o nome, é Free, ou seja, tecnicamente de graça. Mas, a etiqueta indica dar uma gorjeta ao guia, conforme a sua satisfação com o passeio. Até por isso, a qualidade desses tours costuma ser ótima! 🙂 

O Free Walking Tour virou febre pelo mundo todo e, em Montevidéu, não seria diferente. Geralmente, para participar desses tours, basta ir ao ponto de encontro e se juntar ao grupo.

Como nosso tempo era curto, queríamos aproveitar nossa primeira tarde na cidade, assim que desembarcássemos. Ainda no Brasil, combinamos pelo Instagram com o Sérgio, do Bem Vindo Brasileiro (@bemvindobrasileiro). Ele é brasileiro e tem o diferencial de fazer um tour exclusivo. Isso foi ótimo para nós, pois conseguimos aproveitar cada segundo, sem perder tempo com infos que não eram relevantes para nós ou distração dos outros (que pode ocorrer em grupos maiores).

Vem ver como foi nosso Free Walking Tour em Montevidéu!

 

Free Walking Tour na Ciudad Vieja

Encontramos o Sérgio às 15h, na Plaza Independencia. De lá, começamos observando a imponência do Palácio Salvo, o edifício mais fotografado da cidade. Encomendado pela família Salvo, foi um dos prédios mais altos da América do Sul por muitos anos. Curiosidade: O tango mais famoso do mundo, o La Cumparsita (tã, tã, tã, tan, tararararan) foi apresentado pela primeira vez lá. É possível fazer uma visita guiada pelo prédio.

Palácio Salvo

Bem no centro da praça, uma impressionante estátua do General Artigas se destaca. Herói nacional, seu mausoléu fica exatamente ali embaixo, protegido por guardas. A entrada é gratuita e basta descer as escadas para visitá-lo. Nas paredes, menções aos grandes momentos de sua vida.

Mausoléu Artigas

Saindo à direita, já topamos com o belíssimo Teatro Solis. A programação cultural é intensa e a visita guiada é imperdível. Nós fizemos o tour e também assistimos a uma peça. Aqui contamos todos os detalhes.

Atrás da estátua do General Artigas, o Sérgio nos indicou a Puerta de La Ciudadela, marco histórico para a Ciudad Vieja, pois, acredite-se quiser, era cercada por uma grande muralha. Passando por ela, já se vê um calçadão muito legal para um passeio, a Peatonal Sarandi. Lá é um bom lugar para fazer um lanche, dar uma olhadinha em artesanato de rua, trocar mais dinheiro etc.

Puerta de la Ciudadela

Também conhecemos uma livraria linda, a Más Puro Verso. Provavelmente passaria despercebida, se o guia não tivesse nos mostrado.

Nessa região, estão vários pontos de interesse, como o Museo Torres García, dedicado ao mais importante artista plástico uruguaio.

Andando mais um pouco, chega-se à Plaza Constituición (Matriz) e à Catedral Metropolitana de Montevidéu, que merece a visita ao seu interior ricamente adornado.

Continuamos pela Sarandí e cruzamos para a Plaza Zabala. Ao lado, fomos até o Palacio Taranco. Este edifício foi construído pela família Taranco, no início do século 19, com toda a ostentação possível para a época. Arquitetos franceses assinaram a obra e tudo foi inspirado nos estilos Louis XV, Regencia e Louis XVI. Em 1943 a casa foi vendida à Comissão Nacional de Belas Artes com tudo o que tinha dentro e, hoje, é o Museu de Artes Decorativas. Gratuito! 😉

Museu de Artes Decorativas

Atrás do Palácio, visitamos também a Iglesia de San Francisco e depois seguimos pela Perez Castellano, outro calçadão que dá no Mercado Del Puerto.

Chegamos por lá no fim do dia e encerramos nosso tour num dos pontos mais famosos da cidade.

Free Walking Tour Montevideo
Nós e o Sérgio, ao final do tour

Vale a pena?

Nós recomendamos fortemente fazer um Free Walking Tour na chegada, para ter uma boa visão geral da cidade, mapear alguns pontos de interesse a serem visitados com mais calma depois, tirar dúvidas, enfim. É uma excelente introdução que poupa tempo e enriquece a visita. 😉

 

Contatos:

Site: http://bemvindobrasileiro.com

Instagram: www.instagram.com/bemvindobrasileiro

Anúncios

Um comentário sobre “Free Walking Tour em Montevidéu: nossa experiência

  1. Olá amigos do @estantedomundo, foi um imenso prazer conhecer vocês e apresentar um pouquinho da nossa querida Montevidéu. Todos os nossos compatriotas que estejam planejando uma viagem ao Uruguai serão muito bem-vindos! Abraços e muiiiito obrigado pela indicação!!!!

    Curtir

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s