Como andar de ônibus em Montevidéu?

Uma das coisas que mais curtimos em Montevidéu foi a facilidade de deslocamento. Quem está de carro não perde horas no trânsito e encontra vagas gratuitas facilmente. Quem usa taxi, não precisa se preocupar (tanto) com malandragens e, quem vai de transporte público, como nós, dificilmente vai se perder e parar no lado posto ao que pretendia.

Mesmo assim, preparamos esse post para explicar como andar de ônibus pela cidade e aproveitar este transporte simples e barato para conhecer melhor a capital uruguaia!

 

Passo 1: Saiba o nome do seu bairro e um ponto de referência. Ex.: Bairro Pocitos, próximo ao Montevideo Shopping.

Passo 2: Baixe o aplicativo “Cómo ir”, disponível para Android e IOS ou acesse o site. Insira a origem, o destino e selecione “ir em ômnibus”. Você pode escolher o endereço, ponto de interesse ou linha de ônibus. A busca vai resultar na melhor opção para o seu translado.

Como andar de ônibus em Montevidéu

Ao selecionar a linha, você consegue ver o trajeto do ônibus:

Como andar de ônibus em Montevidéu

E clicando em “Ver detalhes”, saberá quantos metros caminhando são necessários até o ponto de ônibus, por exemplo.

Como andar de ônibus em Montevidéu

Pronto! 🙂

 

Dicas práticas para pegar ônibus em Montevidéu:

– A maioria dos ônibus tem cobrador, então observe, antes de entregar o dinheiro ao motorista.

– Peça para o cobrador lhe avisar quando estiver perto do seu destino. Nenhum foi simpático com a gente, mas também nenhum nos enganou!

– Não vimos ônibus com cordinha ou botões nas barras. Para pedir a parada, existe um botão bem em cima das portas. Ou seja: é bom já se posicionar perto da saída em tempo de apertar esse botãozinho.

Guarde seu ticket ao entrar no ônibus, porque há fiscalização. Em duas situações, em dias e linhas diferentes, um fiscal pediu para apresentá-lo.

– A maioria dos pontos de ônibus tem uma plaquinha indicando quais linhas passam por ali. Isso é ótimo, porque você não perde tempo esperando no lugar errado.

– Os nomes das linhas são bem práticos: Pocitos, Punta Carretas, Ciudad Vieja, Av. 18 de Julio etc. Só confirme sempre com o cobrador ou motorista se aquela linha passa perto de onde você deseja ir.

– Para nós, foi lenda esse negócio de que ônibus em Montevidéu é vazio! 😛 Só não teve gente pendurada pro lado de fora da porta, mas em praticamente todos os horários o veículo ia lotado e, lógico, esvaziando conforme o trecho do percurso. Principalmente quem vai para Ciudad Vieja, é bom não ter muitas sacolas e afins para carregar.

Quanto custa: 28 Pesos a passagem comum.

 

Gostou desse post? Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário! 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Como andar de ônibus em Montevidéu?

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s