Antes de viajar para o Uruguai: dicas e informações úteis

Está a pouco mais de 2h de voo do Brasil, não exige passaporte e dá pra se virar bem com o nosso próprio idioma. Viajar para o Uruguai é rápido e tranquilo, porém, ainda assim, é uma viagem para outro país e é importante estar ligado em algumas informações essenciais para uma viagem sossegada.

Para ajudar quem está se preparando para conhecer o paisito, separamos algumas dicas úteis antes de embarcar:

Dá mesmo para se virar com o Portunhol?

Sim, principalmente na Ciudad Vieja e na região do Mercado Del Puerto, onde desembarcam os turistas vindos de cruzeiros e circulam todos os city tours da cidade. Já nos ônibus, lojas de shoppings, farmácias, padarias etc., as pessoas costumam falar, naturalmente, bem rápido e aí complica um pouco. Mas nada que um sorriso e boa educação não consigam em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

Identidade ou Passaporte?

O Uruguai não exige passaporte dos turistas brasileiros e é possível entrar apresentando apenas o documento de Identidade que, atenção: não é a mesma coisa que carteira de motorista! 😉

Contudo, ao apresentar a ID na imigração, você fica sem registro algum de que passou por aquele país. Já ao usar o passaporte, você coleciona os carimbos de todos os países pelos quais já perambulou.

Qual dinheiro levar? Vale a pena usar cartão de crédito?

Em tempos de instabilidade econômica e dólar valendo ouro, o nosso Real é a melhor opção. Em Montevidéu existem casas de câmbio em toda a zona mais turística e é muito fácil trocar dinheiro. Além disso, vários restaurantes e lojas aceitam o pagamento com a nossa moeda, a uma cotação vantajosa para nós. Exemplo: conseguimos o melhor câmbio do real valendo 8,40 pesos, mas encontramos lojas que o consideravam a 9. Dica: sempre dê uma olhadinha no câmbio atual para analisar qual é sua melhor opção no momento.

Já o cartão de crédito, que estava sendo esquecido nas últimas viagens internacionais, volta a aparecer no Uruguai! Em todas as refeições, use-o para conseguir o reembolso de 18,5% do IVA, um imposto aplicado somente aos cidadãos uruguaios. O desconto vem na hora, no recibo. Locadoras de carro possuem a mesma vantagem e, os hotéis já retiram do total o valor do IVA. Mais detalhes, veja no post Como gastar menos no Uruguai.

Fuma um, toma um chá: a questão da Cannabis

Como todo o mundo ficou sabendo, em 2013 o governo Mujica legalizou oficialmente a maconha. Contudo, existem várias regras para consumo e cultivo, leis e fiscalização. Uma delas é que, teoricamente, estrangeiros não podem comprar e nem consumi-la. Por toda Montevidéu é possível encontrar growshops, lojas especializadas que vendem de estufas, bongs e sementes a camisetas e alfajores com tema Bob Marley. Porém, não  ~vendem~ baseados.  Para saber mais sobre esse assunto, voltado ao turismo, indicamos esta matéria do jornal Zero Hora .

Quando ir?

Dizem que entre o Natal e o carnaval é quando o país está mais agitado, colorido, animado. O horário de verão ajuda a retardar o por do sol e os dias duram mais. Quem for visitar Punta Del Este ou outro balneário com o objetivo de curtir praia, sem dúvida, esta é mesmo a melhor época.  Nós fomos no final de maio e pegamos temperaturas entre 11ºC e 14ºC, chuva fina e ventos na faixa de 25km/h. Sentimos muuuito frio e esse clima incomodou um pouco, pois não conseguimos curtir tanto as cidades ao ar livre.

Como chegar?

A TAM e a Gol operam voos diretos do Brasil para Montevidéu com duração de pouco mais de 2 horas. Também é possível chegar via terrestre e vimos, pelos carros na rua, que é isso o que muitos gaúchos fazem. Porto Alegre, por exemplo, está a cerca de 800 km de distância de Montevidéu. Quem quiser ir de ônibus, também consegue fazer o trajeto saindo de São Paulo, Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, pelas empresas EGA e TTL.

 

Não deixe de conferir nossos outros posts sobre o Uruguai:

Roteiro para 3 dias em Montevidéu: perfeito para um feriadão!

Teatro Solis: como é a visita guiada e assistir a uma peça nele

Como assistir a um jogo no estádio Centenário, em Montevidéu?

Comer bem e (mais) barato em Montevidéu e Colonia del Sacramento

Como gastar menos no Uruguai

Como andar de ônibus em Montevidéu?

Free Walking Tour em Montevidéu: nossa experiência

Chegada em Montevidéu: saindo do Aeroporto de Carrasco

 

Ficou com mais alguma dúvida ou precisa de mais informações? Deixe um comentário e tentaremos ajudá-lo! 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Antes de viajar para o Uruguai: dicas e informações úteis

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s