Acolhidos na colônia

Comam, aprendam, divirtam-se e conversem o quanto puderem. Foi mais ou menos este o desafio que encontramos quando chegamos ao Sítio Vida Nova, em Presidente Nereu, no interior de Santa Catarina. E olha, não costumamos nos gabar, mas acho que o desafio foi cumprido!


Acolhida na Colônia

A propriedade faz parte do Acolhida na Colônia, da regional de Ibirama, no Vale do Itajaí. Este projeto tem o objetivo de desenvolver o agroturismo, principalmente naquelas regiões onde o êxodo rural continua intenso entre os jovens. A associação permite a geração de trabalho, renda extra e autonomia aos agricultores, principalmente para as mulheres.

A participação no projeto acontece de diferentes formas. Algumas propriedades hospedam os turistas em suas casas, enquanto outras preparam chalés ou cômodos separados. Outras, recebem os visitantes para passeios durante dia e oficinas. Além disso, existem aquelas que participam fazendo e vendendo artesanato, alimentos orgânicos e caseiros, como frutas, verduras, queijos, pães e geleias.

 

Sítio Vida Nova

casa_acolhida_na_colonia

No Sítio Vida Nova, o foco é o resgate das tradições. Ou seja, muita conversa ao redor do fogão a lenha! Os queridos Luiz e Luzia são os proprietários e dividem sua casa e suas atividades com quem os procura.

Assim que chegamos, perto da hora do almoço, Luzia nos recebeu contando um pouco sobre o dia a dia deles com a criação de animais, ativismo político e projetos de capacitação com as famílias da região. Em seguida, no apresentou a geladeira da casa e disse que estávamos livres para consumir o que quisermos. E lá, meus amigos, tinham geleias e compotas de todos os tipos, queijos e iogurtes de leite de cabra, doces… Sem falar em uma mesa cheia de linguiças artesanais, salames e queijos curados que também ficava à disposição na cozinha.

Depois dessas informações importantes, conhecemos a casa da família e adoramos saber que ficaríamos com eles, ao lado do quarto de um dos filhos. Nossa suíte era linda, limpíssima, confortável e completa em relação às roupas de cama e banho, sem falar no chuveiro com água quentinha. Nossa suíte também tinha uma varanda deliciosa, com cadeirinhas para descansar e ouvir os pássaros.

quarto_acolhida_na_colonia
Fonte: Divulgação Sítio Vida Nova

 

O que fazer por lá

Sendo bem sinceros, nós fomos com o objetivo de descansar a mente e comer… 😛 Mas o que recebemos foi muito mais do que isso.

No preparo das refeições, ficávamos sempre na cozinha, aprendendo sobre culinária, tradições, agricultura familiar e tantas outras coisas que iam surgindo no bate-papo. E se você pensa que rotina de sítio é aquela coisa toda certinha com os horários, está enganado (como nós também estávamos). A família se adaptava à nossa rotina e às atividades que queriam fazer, então teve dia que saíamos da mesa do almoço beirando às 16h. E nas duas jantas, fomos para o quarto depois da meia noite.

Sem falar na possibilidade de fazer oficinas com eles. Nós aprendemos a fazer três tipos de macarrão e um queijo de leite de cabra maravilhoso. Mas quem quiser, pode aprender também a produzir pães, sabonetes artesanais, essências e outras coisas.

oficina_acolhida_na_colonia_2.jpg

Além da comilança, o Luiz fez uma trilha muito legal conosco pela propriedade. Munido de um facão, foi cortando o mato e abrindo caminho por uma trilha usada pelos cavalos. Em outro momento, caminhamos ao redor do sítio e conhecemos uma estufa de fumo e a história de algumas famílias da região que estão sendo impactadas pelo trabalho de conscientização política e empoderamento que estão fazendo na comunidade.

 

É para todo mundo?

Não é uma hospedagem eco-chic e muito menos uma pousadinha de charme rústico-chic. É um sítio. É uma propriedade rural de colonos. Tem mosquisto, não tem televisão no quarto e nem ar-condicionado. Não tem piscina e fica longe do centrinho.

Você pode optar por ir para o sítio e participar apenas das refeições com eles. Passear sozinho, ficar lendo um livro na sacada, dormir, aproveitar o wi-fi gratuito que oferecem, enfim, pode usar a propriedade apenas como hospedagem.

Mas recomendamos que quem for para lá, vá com o coração aberto para aprender e participar da rotina da família. Nós amamos e recomendamos sim, mas para quem estiver disposto a ir dessa forma.

cabritos_3_acolhida_na_colonia.jpg

 

Para saber mais:

Infelizmente perdemos o chip com a maioria das fotos de lá, então, para conhecer melhor o projeto e a propriedade, indicamos a página oficial da Acolhida na Colônia.

 

Contato:

O pessoal do Sítio Vida Nova é bem ativo nas redes sociais, então uma forma fácil de entrar em contato é pela página no Facebook: Sítio Vida Nova ou pelo e-mail: acolhida.vidanova@gmail.com .

 

Como chegar em Presidente Nereu

Endereço: Estrada Barrinha, KM 10. Presidente Nereu, Santa Catarina.

O sítio fica na região do Vale do Itajaí, facilmente acessado de carro  pela BR470, em Blumenau. Seguindo a rodovia e passando por Indaial, Ascurra e Apiúna, entre sentido Lontras (altura do KM 132). Esta é a SC 110 e agora é só seguir as orientações. Haverá uma bonita serra, rodeada por plantações e propriedades rurais. São cerca de 35km até a cidade de Presidente Nereu. Passe pelo centrinho da cidade e siga até o final, aonde tem uma placa indicando a comunidade Barrinha (não confunda com Alto Barrinha). Mais um pouco, já poderá observar placas indicando o Sítio Vida Nova a 10km. Pegue uma estrada de chão e logo encontrará Luiz e Luzia lhe esperando com toda a comida que puder comer!

Anúncios

20 comentários sobre “Acolhidos na colônia

    1. Obrigada, Ana! Ficamos felizes com teu comentário! Ainda estamos experimentando, acertando, errando e aprendendo, mas a ideia é compartilhar conteúdos bem bacanas por aqui! E olha, recomendo muito dar uma passadinha neste lugar, mesmo que seja para passar o dia! 😉 Beijos!

      Curtir

  1. Najara

    Amei Ingrid a idéia de vocês, demais mesmo, porque as vezes queremos fazer algo e estamos sem saber pra onde ir, e vocês compartilharem dessas experiências é muito legal! Bjo grande! Saudade…

    Curtir

    1. Que bom, Najara! Nossa ideia é compartilhar ideias de passeios rápidos a viagens mais longas, para todos os bolsos e estilos! Ainda nessa semana já teremos destinos novos por aqui! Se quiser, acompanhe nosso Instagram ou assine nosso blog, para acompanhar! 🙂 Um beijo para vocês todos!

      Curtir

  2. Marco Telles

    Muito bom!! Gostei de mais da ideia do Blog e pode contar comigo como leitor vitalício! Eu e Monique adoramos viajar também e me inspira ouvir relatos de rotas como esta. Esperando o próximo…!

    Curtir

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s